Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524

9º andar, sala 9037 (bloco F)
CEP: 20550-013 | Rio de Janeiro/RJ | Brasil

E-mail: uerjneiba@gmail.com
Tel: (21) 2234-0678 - ramal 24

Sobre o NEIBA

Argentina Brasil nunca negligenciaram suas relações bilaterais, elas foram sempre intensas mas de caráter oscilante: houve momentos onde prevaleceu a tensão e em outros, o diálogo. No entanto, a partir dos anos oitenta, inaugurou-se um novo tipo de relação que se mantém até hoje. Ao contrário do que aconteceu no passado, desta vez não só o diálogo foi intensificado, mas também se consolidaram os esforços para envolver as duas sociedades no processo desencadeado por ambos os governos. Parceria estratégica, aliança estratégica, associação inevitável, casamento de conveniência, tem sido alguns dos qualificativos para definir essa nova relação. 

A verdade é que ambos os vizinhos e parceiros do Mercosul, que também tem sofrido progressos, retrocessos e impasses, compartilham o espaço comum latino-americano e um lugar na agenda um do outro, que varia de acordo com os governos, os estilos políticos dos presidentes e as conjunturas regionais e globais.

 

A partir de 1995, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a UNR (Universidad Nacional de Rosario) começaram a se envolver nesse processo de forma ativa, por intermédio, num primeiro momento, da relação pessoal e acadêmica de alguns professores, em particular Williams Gonçalves e Gladys Lechini. Os temas que foram trabalhados por esse grupo de acadêmicos versavam sobre o estudo das políticas exteriores de Argentina e Brasil, seus modos de inserção e as percepções mútuas e globais de seus respectivos governos, bem como a existência de políticas governamentais em torno de questões consideradas cruciais.

 

Constituem objetivos do NEIBA e do PEAB:
A) Promover o intercâmbio de docentes, pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos;
B) Realizar projetos conjuntos de docência, pesquisa, organização de reuniões e seminários, assim como qualquer outra atividade ou programa de interesse acadêmico e científico para ambas as instituições;
C) Facilitar o intercâmbio de publicações periódicas e a implementação de canais de informação sobre as atividades de ambas as instituições;
D) Implementar publicações de trabalhos conjuntos em revistas especializadas ou livros/capítulos de livros e promover as publicações de trabalhos de pesquisa nas publicações que ambas as instituições já vêm realizando;
E) Criação de estruturas acadêmicas que possam incluir outras Universidades e que permitam gerar uma rede de relações que fortaleça a formação e a consolidação de um conjunto crítico de temáticas e pesquisas trabalhadas em comum.

Estruturação do Núcleo

Nossa história

COORDENADORES
ASSISTENTES

Flavio Oliveira (graduando, UCP)

Rafaela Mello (graduanda, UCP)

Stephanie Braun (graduanda, UCP)

Talita Ribeiro da Silva (graduanda, UERJ)

Vitor Ferreira Lengruber (graduando, UCP)

Em 2009, no intuito de reforçar mais as relações entre a UERJ e a UNR, os professores do PPGRI-UERJ e do PEAB-UNR criaram o NEIBA, com vistas a fornecer uma base institucional para o desenvolvimento dos estudos na área de Relações Internacionais, com especial destaque para temas vinculados a Argentina e Brasil.

Revista eletrônica anual do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  tem como objetivo congregar e incentivar novos pesquisadores que pretendam orientar seus trabalhos prioritariamente para os estudos sobre as relações internacionais do Brasil e da Argentina.

|  CADERNOS ARGENTINA BRASIL

2009

|  NOSSA ORIGEM

2012

|  INFONEIBA

2013

A Jornada de Relações Internacionais do NEIBA (JORNEIBA) é um evento acadêmico promovido anualmente pelo NEIBA, visando divulgar atividades e as linhas de pesquisa do NEIBA, promover o debate acadêmico entre pesquisadores de todo o Brasil e oferecer palestras, conferências e mesas redondas sobre temas atinentes ao NEIBA.

|  JORNADA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2014

O Jornal Informativo do NEIBA é uma publicação técnico-científica com formato digital e versão impressa, de circulação interna e gratuita.

É disponibilizado semestralmente, com o objetivo de congregar e incentivar estudantes que pretendam orientar seus trabalhos para os estudos sobre as relações internacionais do Brasil e da Argentina. Também visa divulgar as atividades do NEIBA.

 

Linhas de Pesquisa

Mídia, Cultura e Relações Internacionais

       (coord. A DEFINIR)

● Regionalismo e Política Externa 

       (coord. Prof.ª Dr.ª Miriam Saraiva)

● Cooperação, Modernização e Política de Defesa na América do Sul

       (coord. Prof. Dr. Claudio Silveira)

Segurança Internacional e Política Nuclear 

       (coord. Prof.ª Dr.ª Layla Dawood)

● Integração energética da América Latina

       (coord. A DEFINIR)

● Desenvolvimento, Desigualdades e Relações Internacionais

       (coord. A DEFINIR)

 Identidade e Política

       (coord. Prof.ª Dr.ª Ana Paula Tostes)

PESQUISADORES ASSOCIADOS

Ariane Costa (mestre/UERJ)

Clarissa Giaccaglia (Profa. Dra. em RI/UNR)

Gisela Pereyra Doval (Profa. Dra. em RI/UNR)

Gustavo Alves Santana (mestrando/UERJ)

Helen Nunes (doutoranda/FGV-RJ)

Julieta Cortes (Ms. em Ciências Sociais/FLACSO)

Larissa Souza da Silva (mestranda/UERJ)

Leandro Loureiro Costa (doutorando/UERJ)

Rafael Sales Rosa (mestre/UERJ - Marinha do Brasil)

Renato T. Borges Neto (doutorando/UERJ)

 

COORDENADOR ADJUNTO