Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, 524

9º andar, sala 9037 (bloco F)
CEP: 20550-013 | Rio de Janeiro/RJ | Brasil

E-mail: uerjneiba@gmail.com
Tel: (21) 2234-0678 - ramal 24

Artigo: A noção de "superioridade" estadunidense na Política da Boa Vizinhança (de Káritha Bernardo de Macedo, v. 2, n. 1, 2013)

March 30, 2016

Esta é a segunda de uma série de postagens que divulgará artigos publicados na "Revista NEIBA: Cadernos Argentina-Brasil", publicação vinculada ao NEIBA e ao PPGRI-UERJ. Destaca-se que são artigos de números antigos da revista, mas que objetivamos ampla divulgação.

 

O artigo "A noção de "superioridade" estadunidense na Política da Boa Vizinhança" (de Káritha Bernardo de Macedo, v. 2, n. 1, 2013), é de de autoria de Káritha Bernardo de Macedo, mestra em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2012-2014).

 

Link para o artigo: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/8378/6171

 

Resumo:

Este artigo discorre sobre a Política da Boa Vizinhança (1933-1945), analisando como as noções de superioridade e excepcionalidade estadunidense, desdobramentos da doutrina do Destino Manifesto e integrantes de uma narrativa de identidade cultural desse país, serviram para articular uma posição de hegemonia sobre a América Latina nessa conjuntura. Para efeito deste trabalho, foram utilizadas fontes bibliográficas e pronunciamentos de agentes do governo estadunidense. Os principais autores que norteiam as discussões acerca da Política da Boa Vizinhança são Bryce Wood, Lars Shoultz, Frederick Pike e Gerson Moura; referências no tema. Apesar de revestir-se da personalidade de um zeloso “grande irmão” e Bom Vizinho, a política da não intervenção apregoada pela Boa Vizinhança significava apenas uma mudança para formas mais sutis e, talvez, mais eficientes de intervenção.

 

Palavras-chave: Política da Boa Vizinhança; Superioridade; Excepcionalidade.

Please reload

Posts Em Destaque

Entrevista com os dirigentes da ABACC

November 25, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo