top of page

Artigo: Futebol, identidade e as relações Brasil-Argentina (de Beatriz Thomaz Carvalho, v. 1, n. 1,

Esta é a primeira de uma série de postagens que divulgará artigos publicados na "Revista NEIBA: Cadernos Argentina-Brasil", publicação vinculada ao NEIBA e ao PPGRI-UERJ. Destaca-se que são artigos de números antigos da revista, mas que objetivamos ampla divulgação.


O artigo "Futebol, identidade e as relações Brasil-Argentina: a luta simbólica pela hegemonia na América do sul", publicado na edição n. 1, v. 1 (2012), é de de autoria de Beatriz Thomaz Carvalho, mestra em Relações Internacionais pela UERJ (2010-2012), graduada em Relações Internacionais pela Universidade La Salle (2006-2009) e graduada em Ciências Sociais pela UFF (2006-2012).


Link para o artigo: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/6184


Resumo:

O presente artigo tem por objetivo comparar as relações esportivas, mais especificamente futebolísticas e as relações políticas entre Brasil e Argentina. O futebol tem, por vezes, servido como uma ferramenta de política externa, veiculando uma imagem ou refletindo valores ou idéias políticas de um Estado. Uma vitória na Copa do Mundo pode ter significados muito além do esportivo, simbolizando a superação dos outros países termos políticos, econômicos, sociais ou até bélicos. A política externa, por sua vez, está calcada em diversos fatores, inclusive na identidade nacional, como defendem algumas correntes teóricas de Relações Internacionais. De posse da concepção de que o futebol foi uma ferramenta importante para a construção da identidade nacional brasileira, o presente trabalho pretende abordar a relação entre esse esporte e as relações entre Brasil e Argentina, procurando relacionar os campos esportivo e político.


Palavras-chave: Futebol; Política Externa Brasileira; Argentina.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page